segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Sacudindo as idéias


Tenho pensado muito sobre religiosidade, cultura, santidade e Deus...
Estar num grupo de dança que envolve evangelismo e o mundo de um forma cultural, rendeu umas quatro horas de discussão esse final de semana...
Mas a Kê fechou a discussão com um texto que retrata direitinho como concluímos tudo:
Breve diálogo entre o teólogo brasileiro Leonardo Boff e o Dalai Lama.
Leonardo Boff explica:

"No intervalo de uma mesa-redonda sobre religião e paz entre os povos, na qual ambos (eu e o Dalai Lama) participávamos, eu, maliciosamente, mas também com interesse teológico, lhe perguntei em meu inglês capenga:

- "Santidade, qual é a melhor religião?"

Esperava que ele dissesse: "É o budismo tibetano" ou "São as religiões orientais, muito mais antigas do que o cristianismo."
O Dalai Lama fez uma pequena pausa, deu um sorriso, me olhou bem nos olhos - o que me desconcertou um pouco, por que eu sabia da malícia contida na pergunta - e afirmou:

- "A melhor religião é a que mais te aproxima de Deus, do Infinito. É aquela que te faz melhor."

Para sair da perplexidade diante de tão sábia resposta, voltei a perguntar:
- "O que me faz melhor?"
Respondeu ele:

-"Aquilo que te faz mais compassivo" (e aí senti a ressonância tibetana, budista, taoísta de sua res posta), aquilo que te faz mais sensível, mais desapegado, mais amoroso, mais humanitário, mais responsável... Mais ético... A religião que conseguir fazer isso de ti é a melhor religião..."

Calei, maravilhado, e até os dias de hoje estou ruminando sua resposta sábia e irrefutável... Não me interessa amigo, a tua religião ou mesmo se tem ou não tem religião. O que realmente importa é a tua conduta perante o teu semelhante, tua família, teu trabalho, tua comunidade, perante o mundo...."
Acho que nem precisa de muita explicação né?!

PRECISAMOS parar de tentar agradar à religião...
O IMPORTANTE MESMO É AGRADAR A DEUS.
Agradar a Deus é obedecê-LO...Amá-LO...e sucessivamente servir e refletir nossas próprias ações, causando reações de amor.

Só compartilhando mesmo...
E encorajando vocês a sacudirem as idéias...
Deus precisa de pessoas inteligentes, capazes de pensarem, aprenderem,criticarem e servos preparados para sacudir as estruturas!
Podemos contar com você????


Meijos e DTA




3 comentários:

  1. Se o ideal da religião é se basear na Bíblia, e essa na verdade, a religião tem que fazer algo mais do que nos sentir bem. Ela deve nos mostrar a realidade. Mas claro que ela deve resultar em boas atitudes.

    Mas há um fator que o cristianismo trata de forma inovadora: o que você faz ou deixa de fazer não te afasta de Deus, isso será apenas consequência de você estar ou não perto dEle.

    ResponderExcluir
  2. duas coisas..

    primeira, não sei q q tá rolando comigo e com vc.. mas eu JURO, JURO que recebi este texto em um email há umas duas semanas..favoritei pra postar sobre isso..é isso nique..ainda vou postar sobre isso..mas a sintonia de pensamento tá horrorizante.. ; )))

    segundo, TÁ NAMORANDO?! (L)(L)(L) para que eu vou te ligar pra saber sobre isso uhuuuuu e SIM, no comecinho vale a conquista rsrsrsr

    beijosteligo rsrsrsr
    Xú!

    ResponderExcluir
  3. "Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a religião desse é vã."(Tiago 1: 26)
    "O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei."(João15:12)

    As citações acima dispensam explicações...
    ...o resto é doutrina de HOMENS!

    ResponderExcluir